Qual a diferença entre Educador Social e Técnico Superior de Educação Social?

Em Portugal, a Educação Social evoluiu em diferentes níveis de formação: Curso Técnico Profissional (equivalente ao 12.º ano); Bacharelato; e Licenciatura.

Apesar de extintos os cursos técnicos-profissionais e os bacharelatos, continuam a existir profissionais dos diferentes níveis de formação no mercado de trabalho, o que tem influência no reconhecimento da profissão e nas tabelas de remuneração mínima.

As designações entre Educador Social e Técnico Superior de Educação Social permite distinguir os profissionais técnico-profissionais e bacharéis (Educador Social) e aqueles que têm licenciatura (Técnico Superior de Educação Social).

Sendo titular de um mestrado em Educação Social mas sem licenciatura em Educação Social, posso exercer como Técnico Superior de Educação Social?

Em Portugal, a habilitação para o exercício profissional é o título de licenciatura. Esta regra aplica‐se a todas as profissões com exceção daquelas para as quais, na sequência do processo de Bolonha, foi determinada a exigência da titularidade Mestrado (integrado).

Porque é que os Técnicos Superiores de Educação Social não têm uma Ordem Profissional?

O processo de criação de uma Associação Profissional Pública (Ordem Profissional) é bastante complexo. Entre outros procedimentos, exige um exigente estudo, elaborado por entidade de independência e mérito reconhecidos, sobre o impacte na regulação da profissão, estudo este bastante dispendioso. Além disso, exige um coletivo profissional coeso que, infelizmente, os Técnicos Superiores de Educação Social ainda não possuem.

Qual a natureza jurídica da APTSES?

A APTSES é uma associação profissional de natureza privada.

Quem pode ser associado da APTSES?

De acordo com os Estatutos da APTSES, existem as seguintes categorias de associados:

      • Associados efetivos – titulares de licenciatura em Educação Social;
      • Associados aderentes – outros profissionais que exerçam funções na área da APTSES;
      • Associados estudantes -discentes de curso de formação superior na área da Educação Social;
      • Associados honorários – atribuído a pessoas, individuais ou coletivas, nacionais ou estrangeiras, que tenham prestado à APTSES serviços considerados relevantes ou que se tenham distinguido no âmbito dos seus objetivos.