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Manual de Boas Práticas no Envelhecimento. Intervenção em tempos de pandemia (2022)

Este manual relata um registo de quase “sobrevivência”, mas também de imaginação e solidariedade infinita, reunindo um conjunto de reflexões sobre o envelhecimento e também sobre a qualidade de vida dos seniores, (…) partindo das visões e experiências de diferentes profissionais e de diferentes áreas….

(Manuel de Lemos | União das Misericórdias Portuguesas)

A publicação deste livro faz todo o sentido, pois as iniciativas que estimulam as boas práticas são sempre importantes para os idosos, especialmente num tempo difícil como o atual.

(Manuel Teixeira Veríssimo |Presidente da Competência de Geriatria da Ordem dos Médicos)

Este Manual de Boas Práticas surge num momento oportuno, com uma perspetiva multidisciplinar que, de forma construtiva, aponta caminhos para o reforço da resiliência e da inovação nas estratégias de coping com situações extremas que (…) apelam a um olhar cada vez mais atento por parte de todos os profissionais, decisores e da sociedade em geral.

(Maria João Quintela | Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade)

Educação Social: Contextos e Funções (2021)

O exercício profissional da Educação Social, situada na convergência entre o educativo e o social, procura ajudar cada sujeito a viver em sociedade. Os âmbitos da Educação Social são, por isso, todos aqueles nos quais se desenvolve a vida do ser humano. Os espaços profissionais dos licenciados em Educação Social são, assim, de diferentes níveis.

A saber:

  • intervêm com populações de todas as faixas etárias (que vão desde a infância, adolescência, adultez e terceira idade).
  • intervêm com indivíduos e grupos com problemas específicos (consumidores de substâncias psicoativas, pessoas que se prostituem, situações de violência intrafamiliar).
  • intervêm ao nível da prevenção (primária, secundária, terciária), mas também a nível da reabilitação.
  • intervêm em meio aberto (como é o caso do trabalho desenvolvido junto dos sem-abrigo), semifechado (escolas, centros de dia) e fechado (estabelecimentos prisionais, centros educativos).
  • intervêm em distintas áreas: formação, cultura, ensino, inserção laboral, ocupação de tempos livres, educação de adultos, educação ambiental, educação especializada (cf. Timóteo, 2015. Pérez Serrano, 2003. Parcerisa, 1999. Carvalho e Baptista, 2004)