Plano de Formação 2023

Como Humanizar as respostas de apoio social para idosos?

 

28 de abril 2023 | online

A Educação Social nas Políticas Públicas

21 de novembro | ESE do Porto e online  | das 18h às 20h

22 de novembro | ISCE Lisboa e Vale do Tejo e online  | das 19h às 21h

Esta mesa redonda, de participação gratuita, integra a celebração do 15.º aniversário da APTSES.
Esta mesa redonda pretende ser um espaço para refletirmos o papel da Educação Social nas políticas públicas.
De que forma a Educação Social se pode tornar mais presente na Administração Pública? Como podemos ser mais ativos nas políticas públicas? Como nos podemos comprometer mais com as pessoas? Qual a mais valia dos educadores sociais na Educação, Saúde e Habitação?
Programa Lisboa
  • Saúde

Filipa Coelhoso – Técnica Superior de Educação Social pelo ISCE. Doutorada em Psicologia da Saúde pela Universidade Miguel Hernandéz de Elche e
Pós-Doutoranda em Ciências da Educação, na especialização em Educação para a Saúde, na Faculdade de Motricidade Humana. É Professora Coordenadora no ISCE – Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo, no qual coordena a licenciatura em Educação Social e integra a comissão de coordenação do Mestrado em Educação Social. É membro do centro de investigação CI-ISCE e do ISAMB – Instituto de Saúde Ambiental da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e Investigadora da Equipa Aventura Social. É presidente da direção da SAAP – Sociedade Anti-Alcoólica Portuguesa e consultora internacional na Plurária – Consultoria e Formação para as áreas da educação, desenvolvimento sociocomunitário e educação e promoção da saúde. Autora e co-autora de artigos e capítulos de livros nacionais e internacionais no âmbito da Educação Social, Educação e Promoção da Saúde, Comportamentos de Saúde e Desenvolvimento de Competências Pessoais e Sociais, ao longo da vida.

  • Educação

Liliana Sevilha – Técnica Superior de Educação Social no Agrupamento de Escolas Leal da Câmara.  Docente no Instituto Piaget de Almada, na Licenciatura em Educação Social (ano letivo 22/23). Licenciada em Educação Social na Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Porto.  Pós-graduada em Mediação de Conflitos em Contexto Escolar. Curso de Practitioner de Programação Neurolinguística. Formação nas áreas: “Inteligência Emocional”, “Mindfullness na Escola”, “Coaching Escolar”, “Liderança, Comunicação e Motivação”.  Formadora da Academia de Líderes Ubuntu no âmbito do Projeto ESCOLAS UBUNTU-Cidadãos Ativos“, no Agrupamento de Escolas Leal da Câmara

  • Habitação

Luísa Morgado – Técnica Superior de Educação Social. Licenciada pelo ISCE – Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo. Exerce funções na Câmara Municipal de Odivelas , no pelouro da habitação social

Programa Porto
  • Saúde

Ana Sofia Freitas – Técnica Superior de Educação Social. Licenciada em Educação Social na Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Porto. Mediadora Familiar, Contadora de histórias e Técnica de Apoio à Vítima, a frequentar o Mestrado em Intervenção Comunitária. Iniciou o seu percurso profissional em 2004 em Casa de Abrigo, posteriormente em casas de acolhimento e foi coordenadora do Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental da Associação Linadem em Lisboa. Atualmente é Técnica Superior na Divisão de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (DICAD) da ARS Norte, no Centro de Respostas Integradas do Porto Oriental. É formadora em literatura para infância e juventude, em igualdade e não discriminação com artigos científicos publicados. Autora do livro juvenil sobre a importância dos avós com o título CHANISCAS E Outros Contos. Tem vasta participação associativa, do qual se destaca o atual cargo de Vice-Presidente da associação CONFIAR – Associação de Reinserção Social Portugal.

  • Educação

Cátia Brás – Técnica Superior de Educação Social. Licenciada em Educação Social na Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Porto. Pós-graduada em Intervenção Social; Mestre em Intervenção Comunitária: Especialização em Contextos de Risco Social. Tem formação no âmbito da Educação parental e Especialização em Mediação de Conflitos em Contexto Escolar e Práticas Restaurativas. Já assumiu cargos de Secretária e de Presidente na Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Básica do Foral, em Santo Tirso. Tem experiência em contexto escolar em diversos Agrupamentos de Escolas onde assumiu diferentes funções:  Formadora no curso profissional de animação sociocultural lecionando as disciplinas técnicas do curso; Animadora sociocultural em Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP), no Porto e Paredes; Técnica especializada de educação social no curso vocacional de técnico de apoio à família e à comunidade lecionando disciplinas técnicas do curso, em Paredes; Integrou o Projeto Ag(ir) para o Sucesso Escolar, da Câmara Municipal de Santo Tirso, onde exerceu funções de técnica de intervenção social. Desde 2020 que exerce funções de Técnica Superior de Educação Social e Mediação Social, no Agrupamento de Escolas de S. Martinho, em Santo Tirso, no âmbito do Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar (PNPSE).

  • Habitação

Ana Neves – Licenciada em Educação Social pela Universidade Portucalense. Iniciou o seu percurso profissional na Norte Vida – Associação para a Promoção da Saúde, mais especificamente na  Comunidade de Inserção – Área de Dia de Aldoar. É Técnica Superior de Educação Social na Domus Social, Empresa de Habitação e Manutenção do Município do Porto, há 7 anos, no Gabinete do Inquilino Municipal e atualmente funções na Gestão do Parque Habitacional.

Violência Sexual no Contexto da Igreja. Contributos do grupo Vita

 

29 de junho 2023 | online

O Grupo VITA é um grupo isento, autónomo e independente, que visa acolher, escutar, acompanhar e prevenir as situações de violência sexual de crianças e adultos vulneráveis no contexto da Igreja Católica em Portugal, numa lógica de intervenção sistémica.

Acolhemos… vítimas e pessoas que tenham cometido ou possam estar em risco de cometer crimes sexuais.

Acompanhamos… em todas as diligências necessárias, civis e canónicas.

Encaminhamos… para apoio psicológico, psiquiátrico, social, jurídico ou espiritual.

Contacte-nos através do site www.grupovita.pt ou do telefone 91 509 0000.

Inscrição gratuita