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O Técnico Superior de Educação Social em Contexto Escolar

Contextualização

A escola desempenha um papel fundamental na educação dos indivíduos, pois visa a formação integral dos seus alunos. Para isso, deve (cor)responder às necessidades, aos problemas, às aspirações dos seus atores. O educador social, enquanto agente crítico, reflexivo e com projetos inovadores e dinâmicos, pode ajudar a escola a criar estruturas que levem à participação dos seus interlocutores.

As escolas são contextos complexos e desafiantes, que refletem os problemas da sociedade através dos indivíduos que a frequentam. Por esta razão, são, cada vez mais, pedidas à escola respostas psicossociais, que atenda à diversidade dos alunos/famílias. 

Qual o papel e a pertinência do Técnico Superior de Educação Social em contexto escolar?

Data/Horário
18 de março 2021, das 18:00h às 20:00h
Oradores
  • Cátia Brás | Agrupamento de Escolas de S. Martinho

Casada e mãe de duas crianças. Licenciada em Educação Social pela Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (Porto). Pós-graduada em Intervenção Social e Mestre em Intervenção Comunitária: Especialização em Contextos de Risco Social pela Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti.

As suas áreas de interesse estão relacionadas com a temática da família, mediação e escola. No âmbito do seu mestrado apostou na revitalização da Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas da Junqueira, em Vila do Conde. Enquanto mãe, integrou a Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Básica do Foral, em Santo Tirso, onde assumiu cargos de secretária e presidente.

Tem experiência em contexto escolar em diversos Agrupamentos de Escolas onde assumiu diferentes funções: Formadora no curso profissional de animação sociocultural lecionando as disciplinas técnicas do curso, em Vila das Aves; Animadora sociocultural em Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP), no Porto e Paredes; Técnica especializada educação social no curso vocacional de técnico de apoio à família e à comunidade lecionando disciplinas técnicas do curso, em Paredes. 

Enquanto técnica de terreno, integrou o Projeto Ag(ir) para o Sucesso Escolar, da Câmara Municipal de Santo Tirso, onde exerceu funções de técnica de intervenção social.

Atualmente encontra-se a trabalhar no Agrupamento de Escolas de S. Martinho, em Santo Tirso, onde exerce funções de técnica superior de educação social no âmbito do Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar (PNPSE).

 

  • Gisela Pereira | Agrupamento de Escolas da Baixa da Banheira (Escola TEIP)

Licenciada em Educação Social, pela Escola Superior de Santarém. Pós-graduada em Gestão de Organizações de Economia Social, pela Escola Superior de Gestão de Santarém. Com Especialização em Mediação de Conflitos nos Contextos Familiar e Escolar, pelo Centro de Formação Contínua e Estudos Superiores – Red Apple, Lisboa.  

Com percurso profissional em estabelecimentos de ensino, desde 2008, destaca-se a experiência em contextos escolares integrados no Programa Território Educativo de Intervenção Prioritária (TEIP), nomeadamente como elemento do Gabinete de Intervenção Social (GIS), do Agrupamento Vertical de Escolas do Vale da Amoreira (2008/2017); elemento da equipa técnica do Núcleo de Intervenção e Otimização Comportamental (NIOC), do Agrupamento de Escolas do Alto do Lumiar, Lisboa (2018/2020); e atualmente como Educadora Social da equipa técnica do Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família (GAAF), do Agrupamento de Escolas da Baixa da Banheira, Vale da Amoreira, Moita.  

Conta ainda com funções de Educadora Social em Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental (CAFAP), no Barreiro, nas modalidades de Preservação Familiar, Reunificação Familiar e Ponto de Encontro Familiar, 2017/2018.  

 

  • Fátima Correia | Colégio das Caldinhas (Escola Privada)

Licenciada em Educação Social pela Escola Superior de Educação do Porto. Mestre em Educação e Intervenção Social na vertente Educação de Adultos e Desenvolvimento Comunitário pela Escola Superior de Educação do Porto. Pós-graduada em Inovação Educacional Inclusiva: Ubuntu para Educadores pela Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. 

Atualmente, é Técnica Superior de Educação Social no Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família do Complexo educativo do Colégio das Caldinhas da Província Portuguesa da Companhia de Jesus. É também Assistente Convidada na  Escola Superior de Educação do Porto e integra o Centro de Investigação e Inovação em Educação (InED) como Investigador colaborador.

Tem como áreas científicas de interesse as questões ligadas à identidade  profissional da Educação Social e do Acolhimento Familiar.

Valor
Gratuito
Inscrição
Limitada a 100 participantes

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