Webinar

O Técnico Superior de Educação Social nas Comissões de Proteção de Crianças e Jovens

Contextualização

O modelo de proteção de crianças e jovens em vigor em Portugal apela à participação ativa da comunidade, numa relação de parceria com o Estado, concretizada nas Comissões de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ), capaz de estimular as energias locais potenciadoras de estabelecimento de redes de desenvolvimento social.

As CPCJ são instituições oficiais não judiciárias com autonomia funcional que visam promover os direitos da criança e do jovem e prevenir ou pôr termo a situações suscetíveis de afetar a sua segurança, saúde, formação, educação ou desenvolvimento integral.

Data/Horário
30 de abril 2021, das 18:00h às 20:00h
Oradores
  • Joana Garcia da Fonseca | Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens

Licenciada em Psicologia. Entre 2012 3 2016 foi presidente da CPCJ da Amadora. Atualmente, é Coordenadora da Equipa Técnica Regional de Lisboa, Santarém e Setúbal. Formadora nacional da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens. 

  • Verónica da Silva | Representante do Município Comissão de Proteção de Crianças e Jovens no Porto Ocidental

Licenciada em Educação Social pela Universidade Portucalense Infante D. Henrique. Mestre em Pedagogia Social na Universidade Católica do Porto. Com Estudos Especializados em Crianças e Jovens em Risco na Universidade Portucalense Infante D. Henrique. Curso Breve de Pós-graduação em Tutela Educativa pela Universidade de Coimbra – Faculdade de Direito/ Centro de Direito da Família. Curso Breve de Pós-graduação em Responsabilidades Parentais pela Universidade de Coimbra – Faculdade de Direito /Centro de Direito da Família. Formação de Técnicos em Avaliação e Gestão de Risco de Violência Doméstica. Formação de Técnicos de CPCJ como técnicos de Apoio à vítima (TAV), na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação na Universidade do Porto. Já presidiu à CPCJ Porto Ocidental. Atualmente, é representante do Município do Porto/Comissária/gestão de processos na CPCJ Porto Ocidental.

  • Marta Gomes | Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Lisboa Centro

Licenciada em Educação Social pela Escola Superior de Educação de Santarém. Pós-graduada em Reabilitação Psicossocial em Saúde Mental pelo CRIAP. Exerce na Santa Casa de Misericórdia de Lisboa desde 2004. Desde 2007, integra a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Lisboa Centro, tendo assumido a sua presidência em setembro de 2020.

Valor
Gratuito
Inscrição
Limitada a 100 participantes (com transmissão em direto no canal Youtube da APTSES)

Inscrição em Webinar