Webinar

O Técnico Superior de Educação Social nos Centros de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental

Contextualização

Considerando que a família, enquanto estrutura de cidadania plena, se caracteriza atualmente por uma diversidade de composição, estrutura e dinâmicas, em que os aspetos afetivos, relacionais, educativos e de responsabilidade parental assumem especial importância, o Estado está particularmente atento às vulnerabilidades daí decorrentes, às quais se torna necessário responder com mecanismos especializados de apoio à família.

Assim, é reconhecida a necessidade de uma intervenção especializada direcionada às famílias em situação de risco psicossocial, o que se reveste de particular importância também à luz do sistema de proteção de crianças e jovens e da promoção dos seus direitos.

Com efeito, a Lei n.º 147/99, de 1 de setembro, que aprovou a Lei de Proteção de Crianças e Jovens em Perigo, consagra, de entre os seus princípios orientadores, o princípio da responsabilidade parental, o que implica uma intervenção efetuada de modo a que os pais assumam a sua função parental mediante a aquisição de competências pessoais, familiares e sociais.

Neste contexto, os centros de apoio familiar e aconselhamento parental assumem especial relevância no diagnóstico, prevenção e reparação de situações de risco psicossocial das famílias, bem como na promoção de uma parentalidade positiva, tendo em conta a realidade social em que se perspetiva a sua intervenção.

Assim, os centros de apoio familiar e aconselhamento parental (CAFAP) desenvolvem uma intervenção especializada dirigida às famílias com crianças e jovens com vista à valorização de competências parentais, pessoais e sociais das famílias, tendo em conta o desenvolvimento integral das crianças e jovens no seio familiar.

Esta intervenção privilegia a promoção do exercício de uma parentalidade positiva e visa a qualificação familiar, através de um trabalho próximo e sistemático com as famílias para a sua capacitação e autonomia, a melhoria do desempenho da função parental e, em certas situações, a reintegração da criança ou do jovem no seu meio familiar.

Data/Horário
20 de maio 2021, das 18:30h às 20:00h
Oradores
  • Paulo Lage | Técnico Superior de Educação Social no CAFAP Mundo Maior da Cooperativa de Solidariedade Social Sol Maior

Licenciado em Educação Social e Mestre em Educação e Intervenção Social, na especialidade Desenvolvimento Comunitário e Educação de Adultos, pela Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto. Pós-Graduado em Ação Psicossocial em Contextos de Risco pela Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto. Tem experiência profissional na área da infância e juventude, tendo já exercido em Casas de Acolhimentos e CLDS. Exerce há 4 anos em CAFAP. Associado da APTSES desde 2016.

  • Cláudia Fernandes | Técnica Superior de Educação Social no CAFAP da Associação Humanitária Mão Amiga

Licenciada em Educação Social pela Escola Superior de Educação de Santarém. Técnica Superior de Educação Social, Interventora sistémica e Terapeuta familiar e de casais. Exerce funções no CAFAP da Associação Humanitária Mão Amiga, em Albergaria-a-Velha, desde 2004. Tem dinamizado programas de capacitação parental com o objetivo de promover uma parentalidade mais consciente e positiva. Comissária na CPCJ de Albergaria-a-Velha, na modalidade restrita desde março de 2020. Colabora com o Centro de prestação de serviços à comunidade da Faculdade de Psicologia da Universidade de Coimbra, através de consultas de terapia familiar e de casal. Presta serviços ao tribunal de família de Aveiro através da avaliação e intervenção de processos de promoção e proteção e incumprimento das responsabilidades parentais. Colabora com a empresa Happy Town, na sua vertente dirigida à intervenção familiar: Família Felizes, onde a intervenção se baseia nos pressupostos da psicologia positiva. Faz parte da Associação de pais e encarregados de educação do Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha desde 2019, colaborando ativamente em projetos de inovação na educação ao nível europeu.

Valor
Gratuito
Inscrição
Limitada a 100 participantes (com transmissão em direto no canal Youtube da APTSES)

Inscrição em Webinar